fbpx

Proposta Pedagógica

Ensino Fundamental II

Desenvolvendo habilidades acadêmicas, sociais e emocionais

O Ensino Fundamental II é a etapa em que os estudantes constroem conceitos para novas conquistas. Sejam elas intelectuais, acadêmicas, sociais ou emocionais, é necessário que a absorção dos conteúdos deem atenção ao desenvolvimento da curiosidade acadêmica de cada um dos alunos, buscando estimular o prazer e o desejo de estudar. No Ao Cubo, buscamos o constante desenvolvimento da autonomia. Para tanto, nossa grade curricular supera o trivial: além das disciplinas regulares, oferecemos projetos paralelos que permitem a construção do conhecimento por diferentes abordagens, como Introdução ao Estudo do Direito, Educação Financeira, estímulo de atividades ligadas ao empreendedorismo e à expressão individual.

DIFERENCIAIS:

Produção Textual

Todas as turmas têm um tempo extra de aula chamado Redação em Sala, um trabalho diferenciado que complementa as disciplinas de Gramática, Literatura e Redação (teoria). Os alunos debatem o tema e produzem textos a serem corrigidos e comentados semanalmente.

Sabemos quão imprescindível é transmitir conhecimentos sólidos sobre texto e contexto, favorecendo o entendimento de qualquer questão. Dessa forma, proporcionamos o desenvolvimento da habilidade de escrita especialmente mapeadas para o Ensino Fundamental, com excelentes resultados na capacidade de leitura e expressão de ideias.

Uma das maneiras de os alunos alcançarem os excelentes resultados observados em sua capacidade de leitura e expressão de ideias é através do Jornal Ao Cubo, no qual eles têm a oportunidade de escrever sobre assuntos como educação, esportes, crônicas, agricultura e poesia, entre outros tópicos variados.

Ciclo Básico de Expressão (CBE) 

Os alunos de 6° a 8° ano são convidados a conhecer e ampliar seu potencial de expressão por meio de diferentes linguagens e plataformas, bem como referências socioculturais e artísticas.

Em suma, o CBE trabalha a expressão e a comunicação dos alunos sobre seis pilares:

Brincância – a mistura do brincar, que depois desaprendemos, com a infância, que é a base do que somos e expressamos.

Amor – prescinde de explicação, mas deve ser cultivado e cultuado a cada linha. Solidariedade – mais sentido à vida quando nos comprometemos também com o outro. Intuição – a melhor forma de fazer escolhas quando dominamos todas as ferramentas.

Criatividade – porque precisamos criar meios para expressar a brincância, o amor, a solidariedade, a intuição e a originalidade.

Originalidade – reflete a singularidade de cada um e é essencial para que construamos algo melhor juntos.

Língua Estrangeira

Nosso trabalho com idiomas se destaca por ter em mente a necessidade de fluência em mais de uma língua estrangeira no mundo globalizado de hoje. Por conta disso, nossos alunos do Ensino Fundamental têm aulas de Inglês e Espanhol em turmas divididas de acordo com o nível de conhecimento do idioma.

Os professores trabalham suas aulas como em um curso de línguas, proporcionando, assim, sólido preparo para experiências no exterior.

Plim – Projeto de Linguagens Midiáticas – 7º ano

Atividade que busca desenvolver entre os alunos as ferramentas para a produção de conteúdo e a criação de canais e perfis nas redes sociais.

Projeto Cotidiano

Desperta a consciência dos alunos para as mais diversas áreas da vida, inclusive além da escola. Em etapas adequadas à linguagem, à vivência e à capacidade cognitiva de cada faixa etária, oferecemos aulas que fogem à formação tradicional e contribuem efetivamente para uma educação mais completa, que não se restringe aos conteúdos acadêmicos.

Os alunos têm aula de:

Educação Financeira: conceitos fundamentais sobre como, desde cedo, se preocuparem com recursos, planejamento, gestão e como ter noções de uma vida financeira saudável.

Introdução ao Direito: distinção inicial de conceitos como direito e justiça, apresentação das diferentes esferas de poder no Brasil e de suas respectivas atribuições e funções; construção objetiva da ideia de cidadania.

Audiovisual: projeto voltado à reflexão e à discussão de temas abordados nos diferentes componentes curriculares a partir de filmes, documentários, fotografias, charges, ilustrações e músicas.

Ação Social: como nenhum ser humano vive de maneira isolada, propõem-se aqui a reflexão sobre os entornos da escola e a criação de projetos que promovam uma maior interação da comunidade escolar com a comunidade que a cerca. Os projetos poderão apresentar propostas e soluções de uma questão ambiental, pedagógica, de assistência social ou qualquer outra que surja a partir das reflexões de cada aula.

High School

Promovemos a oportunidade de internacionalização para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental interessados em cursar simultaneamente tanto o currículo brasileiro quanto o americano.

Com isso, nossos alunos têm contato direto com o inglês a nível acadêmico, falado e escrito, o que lhes proporciona mais oportunidades no futuro sem comprometer os avanços do currículo nacional que os preparam para as melhores universidades do Brasil.

Ao completar com sucesso seus estudos no Ensino Médio e no High School, o aluno recebe dois diplomas: um brasileiro e um americano.

GRADE SEMANAL

Componentes

6º Ano

7º Ano

8º Ano

9º Ano

Matemática

Português

Redação

Produção Textual

Ciências

Ciências Biológicas

Ciências Quimicas

Ciências Físicas

História

Geografia

Inglês

Espanhol

Desenho Geométrico

Educação Artística

Educação Física

Cotidiano

FC*

CBE*

CIC*

PLIM*

Artes

Total

5 tempos

3 tempos

2 tempos

1 tempo

3 tempos

------

------

------

3 tempos

3 tempos

2 tempos

2 tempos

------

2 tempos

2 tempos

------

1 tempo

1 tempo

------

------

------

30 tempos

5 tempos

3 tempos

2 tempos

1 tempo

3 tempos

------

------

------

3 tempos

3 tempos

2 tempos

2 tempos

------

2 tempos

2 tempos

------

------

------

1 tempo

1 tempo

------

30 tempos

5 tempos

3 tempos

2 tempos

1 tempo

------

2 tempos

1 tempo

------

3 tempos

3 tempos

2 tempos

2 tempos

2 tempos

------

2 tempos

------

------

1 tempo

------

------

1 tempo

30 tempos

5 tempos

3 tempos

2 tempos

1 tempo

------

------

1 tempo

2 tempos

3 tempos

3 tempos

2 tempos

2 tempos

2 tempos

------

2 tempos

1 tempo

------

------

------

------

1 tempo

30 tempos

*FC: Formação Cultural

*CBE: Ciclo Básico Expressão

*CIC: Ciclo Informação Cultural

*PLIM: Projeto Linguagem Midiática

07h às 12h15.